CEUA/UFES apoia experiência imersiva no Parque Estadual de Itaúnas sobre conservação da fauna.

Doze estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Biologia Animal (PPGBAN) da Ufes participaram de uma experiência imersiva no Parque Estadual de Itaúnas para aprofundar seus conhecimentos sobre fauna e conservação. Os pesquisadores permaneceram alojados no Parque durante todo o período, o que possibilitou uma vivência diária e produtiva com os ecossistemas locais.

A atividade acadêmica, realizada na última semana de novembro, fez parte da disciplina de Zoologia de Campo e integrou aulas teóricas e diversas atividades práticas de campo, essenciais para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e conservação. 

O coordenador adjunto do PPGBAN, professor Rogério Faleiros, afirmou que as atividades da disciplina, realizadas em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) no Parque Estadual de Itaúnas proporcionaram aos estudantes uma formação integrada sobre planejamento e técnicas de trabalho de campo, registro de dados e caracterização ambiental, incluindo o manejo de fauna silvestre em unidade de conservação.

“As ações também enfatizaram a conduta ética no trato com os animais e o rigor no cumprimento das normas da Ceua [Comissão de Ética no Uso de Animais], que contou com a participação de um membro da Comissão ministrando palestra, além das autorizações do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade do ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] e do Núcleo de Conservação e Informação de Biodiversidade do Iema, assegurando que todas as práticas estejam alinhadas à legislação vigente, à conservação e ao bem-estar da fauna”, destacou o professor.

Como parte da programação, a equipe do Parque também ministrou uma palestra informativa para os alunos, apresentando a importância da unidade e detalhando os procedimentos e estratégias de manejo de fauna silvestre realizados no local. “A atividade consolidou a integração entre a pesquisa acadêmica de ponta e a gestão ambiental prática, enriquecendo a formação dos futuros profissionais”, destacou a servidora do Parque, Raphaela Carvalho.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105