Alteração de/Inclusão em propostas vigentes

SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO/INCLUSÃO/REMOÇÃO EM PROPOSTAS SUBMETIDAS ATÉ DEZEMBRO DE 2025:

PARTE 1 (No sistema de protocolos - Lepisma*)

1) Iniciar DOCUMENTO AVULSO via sistema de protocolo web* Ufes (protocolo.ufes.br) (solicitar nas secretarias de curso/departamento, setor de protocolo, etc);

2) No campo assunto, indicar:

- Se pesquisa (científica ou extensionista): PESQUISA > OUTROS ASSUNTOS REFERENTES À PESQUISA;

- Se ensino (graduação, pós-graduação, cursos/treinamentos, extensão): ENSINO SUPERIOR > OUTROS ASSUNTOS REFERENTES AO ENSINO SUPERIOR;

3) Incluir como informações para o resumo:

   a) Nome do(a) interessado(a);

   b) Indicar se: Pesquisa ou Ensino;

   c) Indicar se: Alteração/inclusão ou remoção 

  d) Indicar: Número de registro da proposta (por exemplo, 24/2018)

4) Indicar interessado(a) (obrigatoriamente vinculado à Ufes como servidor docente/técnico-adminstrativo ou professor de Pós-Graduação com cadastro via ExCad-Ufes);

5) Anexar formulário de 'Requerimento de abertura de processo" (disponível na seção 'Formulários'), preenchido e salvo como PDF Não Editável, obrigatóriamente;

6) Tramitar para o(a) interessado(a) para que o mesmo tramite subsequentemente para Comissão de Ética no Uso de Animais, de modo que seja emitida sua assinatura digital do sistema de protocolos.

 

PARTE 2 - Utilizando a conta de e-mail institucional

Após a tramitação, o(a) interessado(a) deve encaminhar para ceua [at] ufes.br, utilizando OBRIGATORIAMENTE seu e-mail institucional (para os professores de Pós-Graduação não servidores, solicitar junto ao Programa seu cadastramento no ExCad-Ufes):

1) mensagem de e-mail com o título "Encaminhamento de solicitação de alteração/inclusão OU remoção (como for o caso) -  proposta xx/xxxx" . Após isso:

2) Anexar os arquivos**  para análise (os formulários devem estar como PDF Editável);

3) Indicar no corpo da mensagem o NÚMERO DO DOCUMENTO AVULSO tramitado, Departamento de origem (no caso de servidor) ou Programa de Pós-graduação (no caso de professores de Pós-graduação não-servidores).

 

OBS: O ACEITE DOS FORMULÁRIOS SÓ OCORRERÁ SE ESTIVEREM NA FORMA AQUI SOLICITADA (EDITÁVEL OU NÃO EDITÁVEL, CONFORME DESCRITO ACIMA). A CEUA FARÁ A SOLICITAÇÃO DE ADEQUAÇÃO POR E-MAIL CASO NECESSÁRIO. É IMPORTANTE A CIÊNCIA DE QUE A ANÁLISE DA PROPOSTA SE INICIARÁ APENAS APÓS O ENVIO DO FORMULÁRIO CORRETO.

 

*No caso de dúvidas sobre a utilização do sistema de protocolos, acesse http://videos.ufes.br/siarq(link is external)

** Os arquivos solicitados variam de acordo com a solicitação. Se remoção, encaminhar formulário específico disponível na seção 'Formulários'. Se alteração/inclusão na proposta original, encaminhar formulário de solicitação de inclusão/alteração (disponível na seção Formulários). OBS: No caso de necessidade tanto de alteração quanto de inclusão, pode ser feito um único processo e em um único formulário, bastando marcar no formulário tanto inclusão quanto alteração.

No caso de encaminhamento de tramitação e não encaminhamento de e-mail com os arquivos em até 5 dias úteis ou vice-versa, esta CEUA se reserva o direito de indeferir a proposta e solicitar nova submissão. Reiteramos que as comunicações entre o(a) interessado(a) e a CEUA utilizarão exclusivamente e-mail institucional do(a) interessado(a), não sendo aceitos e-mails pessoais para tal.

 

SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO/INCLUSÃO/REMOÇÃO EM PROPOSTAS SUBMETIDAS A PARTIR DE JANEIRO DE 2026:

* O processo de solicitação/alteração deve ser feito EXCLUSIVAMENTE pelo CIUCA: https://novociuca.mctic.gov.br/web/#/login

A) SUBMISSÃO DA SOLICITAÇÃO DE INCLUSÃO/ALTERAÇÃO

* Para realizar a solicitação dentro do sistema CIUCA, em Ações, clicar em Clonar Projeto;  Em “Deseja clonar o projeto” - selecionar sim;  Deseja desativar o projeto original, após a aprovação da CEUA? (Emenda) - selecionar sim (pois a emenda valerá como a nova solicitação contendo as alterações realizadas sobre a primeira versão).

* Após clonagem, fazer as alterações e inclusões solicitadas  e justificar no campo Justificativa. Após preenchimento, ressubmeter a proposta à CEUA/UFES.

* A CEUA/UFES disponibiliza um formulário com as mesmas abas do CIUCA para facilitar o preenchimento do pesquisador. Acesse aqui

* Consulte o passo-a-passo para submissão no Manual do Pesquisador do CONCEA

* ANEXAR no CIUCA todas as DECLARAÇÕES de capacitação em ética e prática e em treinamento de todos os envolvidos, os TCLE (Termos de consentimento livre e esclarecido), ANUÊNCIAS/CIÊNCIAS, CRONOGRAMA da disciplina/curso/evento ou qualquer outro documento que a proposta requeira.

* O processo de solicitação de inclusão/alteração será EXCLUSIVAMENTE pelo CIUCA em etapa única, portanto não haverá utilização do Sistema de Protocolo da UFES (LEPISMA) e do envio de documentação para o email da CEUA/UFES.

B) CARTA RESPOSTA

* Para responder aos questionamentos dos pareceres emitidos pela CEUA, no caso das alterações o proponente deve editar cada item da proposta diretamente no sistema CIUCA, com a devida justificativa (no próprio sistema). Todos os anexos devem ser inseridos no sistema também. A CEUA e a relatoria, no momento da avaliação, perceberão um sinal de "exclamação" em todas as abas que sofreram modificação. 

 

As propostas submetidas para apreciação da CEUA-UFES que receberem parecer com PENDÊNCIAS poderão ser ressubmetidas no máximo 3 vezes. Caso não atenda as adequações solicitadas até a 3ª ressubmissão, será retirado de pauta como NÃO APROVADO, sendo necessário um novo número de protocolo.

Reiteramos que as comunicações entre o(a) interessado(a) e a CEUA utilizarão exclusivamente e-mail institucional do(a) interessado(a), não sendo aceitos e-mails pessoais para tal.

 

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